sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Elfos, segundo a Mitologia Nórdica e o Espiritismo

O que são Seres Elementais?

Os elementais são seres que protegem a natureza. Sua missão é estimular as forças do universo e governar os 4 elementos : Fogo, Ar, Água e Terra. Assim como os anjos protegem os seres humanos, eles protegem as plantas e os animais.  

Estão sempre trabalhando para que a natureza funcione mecanicamente e, quando isto ocorre, eles assumem seu aspecto real, aparecem como pontos luminosos ou pequenas luzes coloridas no ar

Os elementais podem assumir qualquer forma, num piscar de olhos, mas ao se fazerem visíveis, geralmente assumem as formas e padrões humanos de camponeses medievais, por causa da Egrégora (forma de pensamento) que se criou em torno deles.
Os pesquisadores afirmam que alguns elementais se parecem muito com os habitantes da antiga e extinta Lemúria. Carregam ferramentas, bastões, grinaldas, cinturões e podem aparecer das mais variadas formas.


Elfos, segundo a Mitologia Nórdica

Origem: mitologia celta e escandinava, presentes no folclore de países como a Grã-Bretanha, Noruega e Suécia.

 Significado do nome: elfo, "álfir" ou "álfar" no antigo nórdico, tem a raiz "alf", a mesma de "alvura", de caráter positivo.

Como se originaram?


   A origem dos Elfos é profundamente ligada à união dos quatro elementos:

Com a junção do Ar, Fogo, Água e Terra houve a criação do Espírito (o quinto Elemento), e como cada Elemento possuía os seus Elementais, o Espírito criou apenas um ser para o servir, os Elfos.

Qual a aparência de um Elfo?

São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres semi-divinos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas ou das ninfas.
 Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo entre as florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como seres sensíveis, de longa vida ou imortalidade, com poderes mágicos, estreita ligação com a natureza e geralmente acompanhados de ótimos arqueiros.

Elfos e a Natureza - elementares da terra


Em geral, os Elfos são seres associados à vida da natureza. Eles fazem parte do reino do elementais da terra, seres que trabalham e ajudam no desenvolvimento da flora, em particular árvores e flores.

Papel fundamental dos Elfos

Todos os Elfos possuíam a obrigação e o dever de equilibrarem a balança da vida e a ordem natural da mesma. Eles são os executores das leis Elementais e protetores dos mesmos; um Elfo tem o dever de proteger os Elementais do local onde vive, protegendo-os, está protegendo toda a vida do meio ambiente e o próprio Elemento. 

Quando um ser humano entra em seus domínios, eles sempre ficam alerta e são capazes de deixar a pessoa louca quando suas intenções não são boas com o todo (pensamentos de destruição e morte de semelhantes e animais).

Os celtas acreditavam que enquanto eles cuidavam do espaço terreno, as Sereias protegiam o espaço marinho.

Aura Verde dos Elfos:


 Todos os elfos possuem algo em comum, a sua aura verde que tem um brilho próprio - parece tilintar conforme as suas emoções e conforme vai comunicando.

Segundo a mitologia escandinava do século XIII, os Elfos se dividem em duas categorias:


● Os Elfos da Luz (Ljósálfar), conhecidos também como Elfos brancos, que são criaturas benevolentes, belas e brilhantes, de roupas delicadas e transparentes.


● Os Elfos da Noite (Svartálfar), também chamados Elfos escuros (dokkálfar), que ao contrário dos primeiros, são criaturas malévolas, de aparência grotesca e pele encardida, e que evitavam a luz do sol (que podia transformá-los em pedra).

Elfos, na era medieval

A poesia inglesa da Idade Média os mostra como criaturas aéreas e luminosas, cheias de doçura e bondade (Elfos da Luz?).

 ● Os povos que habitavam a atual Alemanha os receavam, bem como os escandinavos, pois acreditavam que eles podiam se irritar sem motivo ou causa aparente (Elfos da Noite?).

Na tradição popular:


Na tradição popular diz-se que os Elfos são criaturas imunes às doenças e à velhice, quase imortais (só morrem se assassinadas). Eles vivem em sociedades, como os homens, e possuem reis que são muito respeitados.

Onde são encontrados


Eles normalmente podem ser encontrados em zonas com uma vasta natureza, perto de água, e também em diversos pontos do nosso planeta.

Moradia dos Elfos


Elfos são exclusivos de regiões isoladas onde não existem população ou cidades; tais lugares são como florestas, campos, praias e todo o resto onde não haja cidades e a vida animal e vegetal sejam abundantes.

Seres Elementares, segundo o Espiritismo


Missão dos Elementares: são espíritos que contribuem em favor do desenvolvimento dos recursos da Natureza. Protegem os vegetais, os animais, os homens. Contribuem para acontecimentos diversos: tempestades, chuvas, maremotos, terremotos... interferindo nos fenômenos “normais” da Natureza sob o comando dos Engenheiros Espirituais que operam em nome de Deus, que “não exerce ação direta sobre a matéria.

Assim, inspiram a proteção à Natureza, o desenvolvimento de recursos que a preservem, a sua utilização nobre em favor da vida em geral, em suma, “fazem pela Natureza o que gostariam que cada qual fizesse por si mesmo”.


Evolução: Alguns são de elevada categoria e comandam os menos evoluídos, que se lhes submetem docilmente, elaborando em favor do progresso pessoal e geral, na condição de auxiliares daqueles que presidem aos fenômenos da Natureza.

De acordo com o papel que desempenham, de maior ou menor inteligência, tornam-se responsáveis por inúmeros fenômenos ou contribuem para que os mesmos aconteçam.

Alguns deles, senão a grande maioria dos menos evoluídos, que ainda não tiveram reencarnações na Terra, apresentam-se, não raro, com formas especiais, pequena dimensão, o que deu origem aos diversos nomes nas sociedades mitológicas do passado.


Vida na Terra e em outros Mundos: Os mais elevados já viveram na Terra, onde desenvolveram grandes aptidões. Os outros, menos evoluídos, reencarnar-se-ão na Terra ou outros mundos, após se desincumbirem de deveres que os credenciem moral e intelectualmente, avançando sempre, porque a perfeição é meta que a  todos os seres está destinada. 

 Acredita-se que um número imenso teve sua origem na Terra e outros vieram de diferentes mundos, a fim de contribuírem com o progresso do nosso planeta.


Invisibilidade: A sua “invisibilidade” aos olhos humanos demonstra que sejam constituídos de maneira equivalente aos demais espíritos da Criação. Encontram-se em determinada fase de desenvolvimento, que são perceptíveis somente aos médiuns, as pessoas de percepção especial, qual ocorre também com os Espíritos Nobres, que não são detectados por qualquer pessoa destituída de faculdade mediúnica.

Habitat natural dos espíritos elementares: o mundo dos Espíritos, pertencendo a uma classe própria e, portanto, vivendo em regiões compatíveis ao seu grau de evolução. “Misturam-se” aos homens e vivem, na grande maioria, na própria Natureza, que lhes serve de espaço especial.




3 comentários:

  1. Belo texto esclareceu muitas coisas :)

    ResponderExcluir
  2. Vc sabe de algum livro que fale mais sobre os elfos, fadas e cia???

    ResponderExcluir
  3. Daniela Silva: conheço um livro muito bacana chamado "Lua das Fadas", da autora Eddie Van Feu. É estilo literatura infanto-juvenil, voltada para comédia, magia e aventura. Fala muito de fadas e, no finalzinho, de elfos, também.
    Conheço outro que não fala de fadas, mas fala muito de elfos: Senhor dos Anéis e O Hobbit. rsrs Esse eu acho que todo mundo conhece hoje em dia. É um livro realmente maravilhoso!!! Recomento.

    ResponderExcluir