segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mitologia Felina - Lendas e Mitos acerca dos gatos




    Todos os gatos, incluindo os pretos, eram tidos em grande estima pelos antigos egípcios. Eles eram protegidos por lei contra ferimentos ou morte. 

    A idolatria ao gato era tão forte, que a morte de um gato significava luto para toda a família e tanto os ricos quanto os pobres embalsamavam seus gatos de forma elegante, enrolando-os em linho fino e colocando-os em sarcófagos feitos de materiais preciosos como bronze e mesmo a madeira, que era escassa no Egito. 

   Cemitérios inteiros de gatos, onde gatos pretos eram muito comuns, foram desenterrados por arqueólogos.


    O pavor de gatos, principalmente os pretos, surgiu na Europa na Idade Média, especialmente na Inglaterra. A independência característica dos gatos, além de sua obstinação e seu ar misterioso, juntamente com a repentina superpopulação felina em cidades maiores, contribuíram para que os gatos caíssem em desgraça.



    Gatos sem donos eram alimentados por mulheres pobres e solitárias, que viviam nas ruas e quando a histeria em relação a bruxas atingiu a Europa, muitas dessas mulheres foram acusadas de praticar magia negra e seus companheiros felinos, especialmente os pretos foram declarados culpados de bruxaria por associação.

   Dessa forma, um animal que antes tinha o respeito das pessoas passou a ser temido e desprezado.


Gatos e Bruxas


* Uma lenda Escandinava dizia que uma deusa do amor e fertilidade, chamada Freya, tinha sua carruagem puxada por 2 gatos pretos. Depois de servir Freya por 7 anos, os gatos se tornavam feiticeiras.

* Antigamente, dizia-se que bruxas se transformavam em gatos à noite.

* Na Idade Média os gatos foram associados ao demônio. Por serem noturnos e vagarem pela noite, acreditava-se que fossem sobrenaturais e servidores de bruxas, ou mesmo, as próprias bruxas. Em parte pelo movimento insinuante e pelos olhos que brilhavam no escuro, eles se tornaram a personificação do mal, da escuridão, do mistério, possuidores de poderes apavorantes. Qualquer coisa que de ruim que acontecesse, sempre era culpa de um gato.

Gatos e Presságios



* Gatos podem predizer o tempo: Quando vai ventar eles unham os tapetes e cortinas; é muito provável que chova se um gato limpa muito suas orelhas.

* Na mitologia, acreditava-se que o gato possuía grande influência sobre o tempo. Bruxas cavalgavam sobre as tempestades sob a forma de uma gato. Os cães eram o símbolo do vento, os gatos de chuva torrencial. Talvez venha daí a expressão "chover cães e gatos" .

* Algumas pessoas acreditam que se o gato lava seu rosto e patas na sala de visitas, é porque alguém irá chegar

* Se o gato olha continuamente pela janela, é porque vai chover.

* Alguns gatos pressentem terremotos.

* Os marinheiros utilizavam gatos para predizer como seriam suas viagens. Se o gato miasse alto, a viagem seria difícil. Um gato brincalhão, significava que a viagem seria tranquila e com bons ventos.

* Algumas pessoas acreditam que os gatos possam ver as nossas auras.

* Antigamente, na América, se um gato sentasse de costas para o fogo, os donos sabiam que viria uma onda de frio.

* Gato dormindo com as quatro patas escondidas debaixo do corpo, significa que um mal tempo está pra chegar.

* Algumas pessoas acreditam que os gatos podem ver o espectro da morte.

* Se você achar um pêlo branco num gato preto, terá boa sorte.

* Gatos tricolores podem ver o futuro e trazer o dom de sorte para uma criança.

* Os marinheiros acreditavam que, se um gato se lambe no sentido contrário ao pelo, uma chuva de granizo estava a caminho. Se o gato espirrasse, choveria e se o gato pulasse, logo ventaria.

* No Antigo Egito, gatos sagrados eram mantidos em templos e constantemente observados por sacerdotes. Seus movimentos eram interpretados para saber o futuro.

* Antigamente na Pennsylvania, colocava-se um gato num berço vazio de um casal recém-casado, para garantir que teriam muitos filhos.

* Na Escandinávia, os gatos são símbolo de fertilidade.

* Era uma crença popular, no passado, que gatos poderiam começar tempestades, através da mágica de suas caudas. Por isso os marinheiros faziam o possível para que os gatos dos navios estivessem sempre bem alimentados e felizes.

* O Hindu acredita que o gato é o símbolo de nascimento de uma criança.


Encontros com Gatos


* Se um gato correr à frente de um marinheiro, no cais, acreditava-se que traria boa sorte. Se o gato cruzasse seu caminho, traria má sorte.

* Gatos eram mantidos nos navios para trazer boa sorte.

* Dá azar ver um gato branco à noite.

* Na Irlanda, se um gato preto, cruzasse o caminho de alguém, em noite de luar, era previsão de morte numa epidemia.

· Na França, há uma superstição de que cruzar um rio carregando um gato dá má sorte.

* Na Normandia, ver um gato tricolor predizia morte por acidente


Gatos e Vida Após a Morte


* No Japão existe uma lenda de que os gatos se tornam grandes espíritos quando morrem. No Budismo, corpo de um gato é o local temporário de descanso da alma de pessoas espiritualmente elevadas.

* Algumas pessoas acreditam que os gatos possam fazer viagens astrais. Também acreditam que se um gato adotar você, ele ficará ao seu lado mesmo após a morte.





6 comentários:

  1. Oi, Helenna:
    Vim agradecer sua visita ao meu blog e conhecer o seu espaço, que é muito bonito.

    Muito boa sua postagem sobre gatos. Gosto deles e tenho vários, inclusive 2 pretinhas muito fofas !

    Também desconfio que eles podem ver auras. Tive um que ficava olhando ao redor da minha cabeça, como se estivesse vendo algo...

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flora!

      Agradeço pelos elogios! Bom, fiz esse blog muito recentemente, mas já faz algum tempinho que sigo o seu - acho que desde a primeira vez que fui à São Lourenço, e resolvi procurar algo a respeito na internet. rsrs

      Concordo com você; acho que os gatos são bastante sensitivos - bem mais que os cães, na verdade. Espero em breve poder adotar um filhote... Sinto falta do meu antigo siamês.

      Até mais! Beijos.

      Excluir
  2. Pode ser coincidência , mas aqui em casa temos 5 gatos, e quando limpam as orelhas é chuva na certa, amamos gatos, meus parabéns pelo artigo, abraços Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro gatos. Estou cuidando de um filhotinho de 3 meses agora, mas ainda não reparei nenhuma peculiaridade nele. Bom, ainda é cedo, né?

      Excluir
  3. eu tenho uma gata cinza (noroegues da floresta) e td vez q lava as patinhas e limpa o rosto alguem chega rs

    ResponderExcluir