quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ervas Medicinais: Manjericão

Erva: Manjericão (Ocimum basilicum)

Origem: O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos.
 Ele é envolto de cultura espiritual e simbolismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.


Descrição: O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes (coberta de pelos finos ) e de cor verde-brilhante.
As inflorescências (parte da planta onde se localizam as flores) são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas.

Propriedades: Analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante, sedativa.

Indicações: Infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo.

Chá de Manjericão: Hepatoprotetor, digestivo, dores de cabeça, aumentar a lactação, bronquite, câimbra do estômago, catarro, dispepsia, doença das vias respiratórias, dor de garganta, espasmo, febre, fraqueza, gases, gastrite, gripe, infecções intestinais, dos rins e do estômago, insônia, resfriado, tosse, vômito.


Como preparar o chá: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Como beber: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Uso externo: O chá usado em bochechos para combater a aftas e males da boca; em gargarejos para amidalite, faringite, laringite, etc.

 Outros usos: As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, onde são matéria prima principal de pestos e molhos.

O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Ele também é produzido em larga escala para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos.

Manjericão no Brasil: No Brasil, o manjericão é cultivado principalmente por pequenos produtores para a comercialização de suas folhas verdes e aromáticas, usadas frescas ou secas como aromatizante ou como condimento.
Além do uso in natura o manjericão é muito utilizado para a obtenção de óleo essencial, importante na indústria de perfumaria e na aromatização de alimentos e bebidas. O óleo essencial de manjericão apresenta também propriedades inseticidas e repelentes. Na região do Mediterrâneo a erva é plantada em beirais das janelas para repelir mosquitos e moscas domésticas.

Na medicina popular: as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo frequentemente utilizadas no tratamento de enjôos, vômitos e dores de estômago. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.
É também usado na culinária popular, em saladas, recheio, molhos, sopas, sendo o principal ingrediente do pesto, um molho típico italiano.

Partes usadas: Folhas, flores, raízes, óleo essencial, sementes.


Uso Mágico:

Atributos: Amor, exorcismo, clarividência e cura dos males.

O manjericão é a erva mais eficiente em feitiços amorosos. Seu poder é tão grande que os resultados podem ser sentidos quase que instantaneamente, mas para isso você deve conhecer alguns segredos sobre esta erva:

Ela deve ser sua, tendo sido plantada e colhida por você. Por ser uma erva muito vaidosa, necessita de um cuidado diário. Não gosta de ficar com as folhas secas e precisa podar algumas vezes. nunca cuide de uma erva e não cuide do manjericão, pois é uma planta muito ciumenta! Cuide primeiro dela, depois das outras plantas.

Só dê um galho seu para outra pessoa se esta for uma pessoa muito especial para você. Caso contrário, a planta ficará chateada por ter sido dada de presente a alguém cujo sua dona não gosta e os resultados virão mais tarde.

Sabendo destas simples dicas, você já pode começar a trabalhar com o manjericão.

Use esta erva na comida feita para quem você ama toda vez que quiser um melhor desempenho afetivo-sexual. se estiver em processo de conquista, mas não está obtendo bons resultados, tome um banho de manjericão todas as vezes em que for se encontrar com ele (a).

Além do delicioso sabor que passa como tempero da cozinha italiana, o manjericão, quando exposto num ambiente, tem a propriedade de acalmar e trazer paz de espírito a todos. Ao acalmar as tensões, afastamos os pensamentos negativos e nuvens negras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário