segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ervas Medicinais: Artemísia


Erva: Artemísia (também chamada de erva do fogo ou artemigem).

Significado: Em grego, Artemísia significa integridade e boa saúde. Seu nome provem da deusa Ártemis, a protetora dos partos.

Descrição: É uma planta de mais ou menos um metro de altura, de folhas fendidas, dá numerosas flores brancas. Floresce em outubro.

Uso Medicinal: A Artemísia é a principal erva do aparelho urogenital feminino. Previne doenças, regulariza o ciclo menstrual, alivia as cólicas e tira as dores pós-parto.

Também é empregada para anemia, cólicas, debilidade do estômago, gastrite, flatulências, epilepsia, lombrigas, reumatismo, menstruação deficiente, nervosismo, nevralgia.
É uma excelente diurética, e por isso ajuda muito no funcionamento e na limpeza constante dos rins.

Partes usadas: Usa-se toda a planta: raízes, folhas e flores.

Contraindicação: É contraindicada a mulheres grávidas, devido a ser uma planta abortiva. Em dose exagerada é perigosa. Não é recomendado para mulheres que amamentam.
Uso Energético: A Artemísia deve ser usada por pessoas que constantemente precisam de uma limpeza energética profunda, e quando há necessidade de limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas.

Num almanaque médico astrológico de épocas renascentistas, apareceu escrito por um autor desconhecido os segredos da Artemísia:

"Infunde alento, ânimo e força, a quem a trouxer consigo junto do coração”.

 Essa erva, bebida num copo de vinho branco, tira logo o cansaço do caminho. E tem outra rara virtude, que o caminhante que a trouxer, sentirá muito menos o caminhar. Estas virtudes recebe essa erva de uma estrela que os astrólogos chamam Algol.
Receita de Chá de Artemísia por infusão: Em uma xícara coloque uma colher de chá de folhas e flores picadas. Despeje a água fervente e abafe durante 5 minutos. Este chá serve para cólicas menstruais, má digestão, cólicas de intestino, para lavar feridas, reumatismo, verminose, anemia e melhorar a circulação.

Outros Usos na medicina natural: As folhas e flores secas, administradas em doses de 30 gramas por litro de água, são reguladoras de uma menstruação difícil.
Muitas pessoas usam a Artemísia como um antidepressivo natural. Consulte um Fitoterapeuta para que ele possa analisar se essa erva é indicada para o seu caso.
Tempo para que surta efeito: Em geral, depois que você começa a tomar, demora algumas semanas para que surjam os primeiros resultados, mas, para algumas pessoas, bastam algumas horas para que elas já comecem a se sentir melhor.

Consequências: Esta planta faz com que a pessoa se sinta pisando num terreno seguro e consiga olhar com mais objetividade para a própria vida. Em alguns casos, no entanto, ela pode interferir nos trabalhos de magia, pois amortece um pouco os sentidos e torna mais difícil a percepção das energias. É utilizada como planta medicinal desde os tempos da Grécia antiga.
Usos mágicos:
* Os emplastos de Artemísia no plexo-solar, limpam, energizam e dão coragem.
* Os escalda pés de Artemísia evitam doenças renais.
* Ramos de Artemísia presos a portas da casa evitam a entrada de inveja e qualquer energia negativa.
* As vassouras feitas com Artemísia protegem o ambiente e atraem espíritos benfazejos.
* Os banhos de imersão com chá forte de Artemísia, facilitam o parto e ajudam os muito nervosos, neuróticos e histéricos.
Obs. Não se esqueça de que as ervas têm um princípio ativo assim como qualquer medicamento de farmácia, por isso não podem ser tomadas sem indicação de um especialista.

Um comentário: