sábado, 28 de abril de 2012

Simbologia Pagã

Sempre me interessei muito por simbologia, e as origens dos símbolos que estão presentes até hoje em nossa vida. No Paganismo também existe uma vasta quantidade de símbolos, pois, em sua prática, a simbologia mágica nos permite a melhor sintonia com a Natureza.Cada símbolo possui uma origem distinta e magos de todo o mundo, através do conhecimento milenar, puderam propagar esta simbologia, tal que nos permite alcançar o efeito desejado em nossas práticas mágicas pessoais.

Muitos destes símbolos são utilizados para a prática ritualísticas de bruxos e bruxas, servindo para focalizar a energia mágica bem como os instrumentos. Na astrologia temos diversos símbolos que representam planetas e signos. A maior parte deles vem sendo também fortemente utilizados em Wicca.

Alguns deles são:

Pentagrama  

                                            
É um dos símbolos pagãos mais poderosos e mais populares entre os Bruxos e Magos Cerimoniais. O pentagrama (uma estrela de cinco pontas circunscrita num círculo) representa os quatro antigos e místicos elementos: fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito. Em Wicca o símbolo do pentagrama é geralmente desenhado com a ponta para cima a fim de simbolizar as aspirações espirituais humanas. Um pentagrama voltado com duas pontas para cima é um símbolo do Deus Cornífero.


Vênus de Willendorf


Representa a fecundidade e a fertilidade. Ela se baseia nas primitivas imagens da Grande Mãe que, desde a Idade da Pedra, representam o poder mágico da alma feminina. Ela a senhora da fertilidade da terra e do espírito. Deve ser colocada perto da cama (para a fertilidade do casal), na mesa do escritório (para a fecundação de novos projetos) ou na sala (para a fertilidade das relações familiares).

Espiral

Altamente potente que não possui princípio ou fim. É usado por bruxos e Neopagãos como símbolo sagrado de ioni, da energia mágica, da proteção, do infinito, da perfeição e da
renovação constante.

Ankh

É um antigo símbolo egípico que nos lembra uma cruz encimado por um laço. O Ankh simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. Devemos lembrar que o Deus e a Deusa do maior do antigo panteão egípcio são representados portando sempre este símbolo. O Ankh também é conhecido por vários bruxos como "Cruz Ansata". Hoje em dia o Ankh é usado por vários bruxos contemporâneos para encantamentos e rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação.

Olho de Hórus

É um outro antigo símbolo egípcio muito usado na feitiçaria moderna. Representa o olho divino do deus Hórus, as energias solar e lunar, e freqüentemente é usado para simbolizar a proteção espiritual e também o poder clarividente do Terceiro Olho.


Triskle

 Representa a Deusa Tríplice e todos os aspectos tríplices: Donzela, Mãe e Anciã; nascer, viver e morrer; os mundos celtas (Terra, Céus e Mares). Também é um símbolo de proteção.

Este importante símbolo, também conhecido como triskele ou triskelion, é uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento. É um dos elementos mais presentes na arte Celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos.

O triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações - simplesmente a base da religião da Deusa Terra - e por conseqüência representa a própria Deusa. Ademais, temos uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma). Assim sendo, fica clara a importância do triskle para a religião da Deusa.

Sua presença em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos.


Triqueta


 Representa a Deusa Tríplice e todos os aspectos tríplices: Donzela, Mãe e Anciã; nascer, viver e morrer; os mundos celtas (Terra, Céus e Mares). Também é um símbolo de proteção.

Triluna


Símbolo sagrado da Deusa, representa as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã). Este símbolo é utilizado em rituais de invocação à Grande Mãe e às outras deidades lunares

Nenhum comentário:

Postar um comentário